top of page

A lista completa de referências em Stranger Things


(ATENÇÃO! NÃO LEIA ESTE POST SE VOCÊ AINDA NÃO TERMINOU A PRIMEIRA TEMPORADA DE STRANGER THINGS)

A essa altura do campeonato, você já deve saber que Stranger Things é uma das melhores surpresas do ano e que é uma série com referências aos anos 70/80 na quantidade suficiente para fazer o Capitão América pirar. Mas não só de oitentistas vive a série mais procurada da semana! Nós do Filmosofando em parceria com a Stranger Things Brasil separamos TODAS (isso mesmo, TODAS) as influências, referências diretas e indiretas, easter-eggs, montagem, fotografia e sons parecidos, TUDO que pode ser lembrado em Stranger Things. Também com a sinopse básica de cada um, para garantir que você vai terminar de ler esse post sabendo qual é o próximo filme ou série que você vai assistir pra matar a saudade de Onze, Dustin e cia! E se você notou alguma referência que não está nesta lista, comente, conte pra gente que nós atualizamos.

Dá uma olhada:

1. Os Goonies (1985)

Um grupo de garotos descobre um mapa do tesouro que pode salvar o seu bairro da demolição e da mudança de todos os residentes do local. Eles partem em uma jornada cheia de armadilhas, com piratas, passagens subterrâneas e um monstro amigável, para salvar o dia, suas casas e, principalmente, a sua amizade.

Os Goonies é uma aventura clássica do cinema (sempre reprisada na Sessão da Tarde) e inevitável de se lembrar ao ver ST. Onze é chamada vez ou outra de “Monstro”, mas apesar de seus poderes e se sentir ameaçada o tempo todo, é amigável e está sempre pronta a ajudar os meninos. Podemos relacionar também a frase “friends don’t lie” à “Goonies never dies”, repetida frequentemente em seus respectivos filmes. O visual de Barbara também é bem parecido com o de uma das personagens de Os Goonies. Além disso, todas as cenas do grupo de meninos desbravando a cidade à procura de Will são idênticas às do filme de 1985.

2. The Twilight Zone - Além da Imaginação (1959)

A série Além da Imaginação (The Twilight Zone no original) é uma antologia de contos de ficção científica, suspense, fantasia e terror, sempre usando elementos sobrenaturais e misteriosos em suas histórias, que geralmente aconteciam na Zona do Crepúsculo (a “Twilight Zone” do título original).

O nome do segundo episódio, The Weirdo on Maple Street, é uma referência ao episódio 22 da primeira temporada de Além da Imaginação (Monsters Are Due on Maple Street). Apesar de ser original de um programa de rádio que depois foi adaptado para a TV em 1959, teve um filme em 1983 e dois seriados remakes: um em 1985 e outro em 2002. O projeto teve envolvimento com nomes de sucesso nas suas diferentes versões, como Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e Rod Sterling (todos referências diretas dos irmãos Duffer); e atores conhecidos como John Lithgow e Forrest Whitaker; é tido como um dos maiores clássicos da ficção americana até hoje.

3. O Enigma de Outro Mundo (1982)

Um time de pesquisadores numa estação americana na Antártica descobrem um ser alienígena congelado a mais de 100 mil anos. A criatura tem a capacidade de se duplicar, dominar seres vivos e se transformar em seu hospedeiro, o matando em seguida. Logo o grupo descobre que não só suas vidas como a própria Terra pode estar em perigo se a criatura não for exterminada a tempo – isso se souberem quem pode estar infectado.

O filme de John Carpenter é um clássico cult do terror e teve um prequel feito em 2011. A referência à obra não fica só nas cenas da empresa Hawkins, mas até mesmo nos pôsteres do porão de Mike. A própria música de abertura, um dos elementos mais marcantes da série, é parecida com trilhas sonoras feitas por Carpenter em outras obras. O rádio da escola fazendo contato com outros planos de existência também referencia A Bruma Assassina, e a luta entre Jonathan e Steve homenageia uma outra luta entre dois personagens em Eles Vivem, ambos também de Carpenter.

4. A Hora do Pesadelo (1984)

Freddy Krueger era um homem morador da rua Elm acusado de molestar crianças e queimado vivo pela população local. Anos depois, um grupo de adolescentes tem sonhos terríveis onde são atacados por um homem com garras de aço. O problema é que os sonhos podem ser reais demais – e perigosos também.

O ícone do terror Freddy Krueger também é lembrado em Stranger Things, principalmente nas cenas onde a parede da casa de Joyce se esticam com mãos por dentro, lembrando uma das cenas do primeiro filme da série de terror.

5. It – Uma Obra-prima do Medo (1990)

O palhaço Pennywise aterrorizava a pequena e pacata cidade de Derry, no Maine, vitimizando crianças após atraí-las com promessas. Trinta anos depois, ele retorna à cidade, e um grupo de sete amigos, todos ex-vítimas do palhaço, prometem combatê-lo e evitar que o mal se instaure novamente.

It é baseado em um dos romances mais famosos de Stephen King. Apesar de ser a referência mais notável, a série é recheada de referências próximas e visuais à outras obras do mestre do terror: a cena de Joyce quebrando a parede de casa com um machado e a cena de Jack Nicholson em O Iluminado; elementos visuais e a garota com poderes telecinéticos de Carrie, a Estranha; a fonte usada no logo da série ser inspirada na de Trocas Macabras e A Zona Morta; em uma das cenas um policial lê o livro Cão Raivoso; a cena dos testes psíquicos, os experimentos em pessoas para alcançar a telecinese e o nascimento de uma garota com poderes de Chamas da Vingança - todos são romances de King que tiveram adaptações ao cinema.

6. Super8 (2011)

Joe e seus amigos estão fazendo um filme de ficção científica caseiro com sua câmera Super8, usando a estação ferroviária local como cenário. Mas quando presenciam um acidente que acontece próximo à filmagem, eles descobrem que alguma coisa estranha pode estar acontecendo: o exército toma conta da cidade, desaparecimentos misteriosos acontecem e uma estranha criatura pode estar por trás de tudo.

Além de ser óbvia a referência, Super8 foi a tentativa de J.J. Abrams de homenagear as histórias Spielberguianas da década de 80 da mesma forma que ST fez. Apesar de ter ido mal nas críticas, ainda é considerado um dos maiores exemplos de filme desse gênero sci-fi com protagonismo infanto-juvenil.

7. Poltergeist (1982)

A típica família oitentista Freeling, formada pelos pais Steven e Diane e os filhos Dana, Robbie e Carol Anne, enfrentam fenômenos sobrenaturais que começam a se manisfestar em sua casa. O que começou com móveis se mexendo sozinhos acaba no desaparecimento de Carol Anne, que faz a família lutar contra as forças que dominam sua casa para recuperar a garota.

O filme teve um remake em 2014 de não muito sucesso, mas o original continua sendo um dos maiores filmes de suspense já feitos. As ligações com ST aqui são óbvias – Joyce oferece ao filho ingressos para assistir ao filme logo no primeiro episódio, a forma como Will fala com sua mãe pelas luzes e meios de comunicação é uma influência direta, e os portais para a outra dimensão lembram e muito elementos de Poltergeist.

8. ET o Extraterrestre (1982)

Um alienígena que se perde no planeta Terra conhece o pequeno garoto Elliot e os dois formam uma grande amizade. O garoto precisa escondê-lo para o proteger do governo, que quer capturar o simpático alien e transformá-lo em cobaia, até que ele consiga voltar para seu planeta.

Provavelmente a obra mais referenciada de todas, os diretores de ST afirmam sem medo que a homenagem é proposital e clara em tudo que acontece no seriado. Montagens, elementos de cena, e toda a história de Onze são uma alusão clara – seja na forma como a menina é encontrada na floresta ou nas cenas que o grupo de crianças anda de bicicleta, quase uma cópia da iconica cena no filme de Spielberg.

9. Conta Comigo (1986)

Quatro amigos ouvem um boato sobre o corpo de Ray Brower, um garoto da sua idade que havia desaparecido. Eles fogem em uma viagem para encontrar o menino, que se transforma numa aventura sobre amizade, autodescoberta e a vida em si.

Poucos filmes souberam colocar a dinâmica entre vários atores infanto-juvenis da mesma forma que Conta Comigo, assim como ST. Da mesma forma o desaparecimento de Ray é o mote principal do filme, assim como o de Will Byers.

10. O Clube dos Cinco (1985)

Após cometerem pequenos delitos, cinco adolescentes completamente diferentes são obrigados a cumprir uma tarefa em castigo no colégio em um sábado. A experiência os aproxima, apesar de suas vidas tão deslocadas.

O filme de John Hughes o colocou como mestre em filmes de colegial, é o mesmo diretor de Curtindo a Vida Adoidado e inspiração direta do próximo filme do Homem-Aranha, como declarado pelos produtores. A dinâmica do núcleo jovem de ST não é diferente, e lembra muito o filme em vários aspectos.

11.Dungeons & Dragons (1974)

Dungeons and Dragons é um RPG (role playing game) de mesa de fantasia medieval criado em 1974, que se popularizou muito na década de oitenta em diante. Nele os jogadores fazem campanhas, nome dado às histórias de cada vez que se joga, onde controlam um personagem que pode crescer de acordo com o andamento, que é controlado pelo Mestre de Jogo. Sua influência. O jogo é considerado o pai do RPG e jogos de estratégia em turno modernos e teve uma adaptação em desenho, o inesquecível Caverna do Dragão. É o começo, meio e fim da história de Stranger Things, e aparece tanto quando os meninos estão jogando uma de suas campanhas com Mike como Mestre no início quanto no desvendar do sumiço de Will.

12. Senhor dos Anéis (1954)

O pequeno hobbit Frodo Bolseiro recebe a missão importante de destruir um anel que pode trazer a ruína à Terra Média e o domínio do mal. Junto a seus amigos e uma sociedade dos melhores guerreiros de raças diferentes, Frodo tem a missão de levar o anel ao único lugar em que pode ser destruído – no coração das forças malignas. Isso, antes que o poder do anel o domine.

A história é uma das mais famosas dos últimos anos, também por conta de suas 6 adaptações cinematográficas. Em Stranger Things, os meninos usam de conceitos de Senhor dos Anéis para entender a Outra Dimensão. Will também usa o nome de um dos personagens de O Hobbit, Radagast, como senha de seu esconderijo.

13. Star Wars (1977-)

A série Star Wars se passa numa galáxia muito, muito distante e conta sobre o jovem Luke Skywalker, que num dia como qualquer outro tem sua vida mudada para sempre ao descobrir que possui a Força e está destinado a se tornar um Jedi – como seu pai antes dele.

A maior história de ficção científica de todos os tempos não poderia ser deixada de lado por Stranger Things, e aparece tanto explicita quanto implicitamente: em pôsteres nas paredes, frases repetidas ou personagens lembrados pelos personagens (como R2D2 e Lando Calrissian, o segundo sempre lembrado por Lucas ao achar que Onze seria uma traidora), ou até mesmo uma miniatura Millenium Falcon (nave ícone de Star Wars) de brinquedo sendo levitada por Onze.

14. Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio (1989)

Ash, sua namorada irmã e amigos vão a uma cabana isolada na floresta passar o fim de semana. Lá eles encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que libera forças malignas que vai possuindo um por um. Cabe a Ash tentar salvar a todos e a si mesmo, antes que não sobre mais ninguém para ser dominado pelos espíritos do livro.

Em uma cena o pai de Jonathan o repreende pelo pôster do filme pendurado em sua parede, dizendo que aquilo era “inapropriado”.

15. Freaks & Geeks (1999-2000)

Lindsay é uma garota inteligente e dedicada que se rebela após a morte da avó e começa a andar com a turma de “freaks” do colégio. Em contraste, seu pequeno irmão Sam também sofre com o dia a dia da vida escolar ao lado de seus amigos geeks. Os dois e seus diferentes grupos encaram questões próprias da adolescência.

A dinâmica do núcleo adolescente e do infantil individualmente e entre si no seriado lembra e muito a série, que também teve dedo de John Hughes, autor de O Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.

16. Silent Hill (1999-)

O escritor Harry Mason sofre um acidente numa viagem de carro com sua filha adotiva, Cheryl. Ao acordar do susto, ele nota que Cheryl sumiu, e que está numa pequena e estranha cidade chamada Silent Hill. Ele parte numa jornada de busca pela filha e descobre que aquela cidade têm mais a ver com suas vidas do que imaginava – e que mesmo assim, é melhor que saia de lá o quanto antes.

Apesar de ser uma referência atual, certos elementos próprios de Silent Hill podem ser identificados em ST. As cinzas nas áreas próximas ao grande portal no subsolo da companhia e na realidade alternativa, a noção de uma outra dimensão infernal semelhante à real com monstros de aparência próxima à humana assim como nos momentos de Nightmare do jogo, e mais uma vez a busca da criança desaparecida.

17. Alien (1979)

Uma nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteróide em sua volta para a Terra. Ao investigarem, um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha. De volta a nave, os tripulantes descobrem que ele foi infectado por ela, e que um ser perigoso nasceu e pode ameaçar a todos eles.

A história de Alien é lembrada como um dos primeiros terrores de ficção científica já feitos. Além dos elementos visuais, a forma como a personagem Ripley e as personagens femininas de ST são protagonistas corajosas em seus núcleos é notável. Além disso, o parasitismo da criatura em Will é uma referência, e o patrulheiro que encontra o corpo de Will se chama O’Bannon, como o roteirista de Alien, Dan O’Bannon.

18. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

Em uma cidade pequena, Roy Neary é um chefe de família que presencia um encontro com alienígenas e se torna obcecado com o ocorrido. Enquanto investiga a situação, coisas estranhas vão acontecendo na cidade e no mundo, e outras pessoas que também tiveram algum contato se dirigem àquilo que pode ser o ponto de encontro com a nave.

A forma como Joyce é tratada pela cidade após os contatos sobrenaturais com Will é semelhante à de Roy, assim como várias cenas lembram algumas do filme de 1978. A conversa entre Hopper e Joyce no primeiro episódio sobre o desaparecimento de Will onde falam sobre 99% de chances contra 1% é alusiva a uma fala do filme.

19. Viagem ao Mundo dos Sonhos (1986)

Três garotos, Ben, Wolfgang e Darren, sempre tiveram o sonho de ir ao espaço. Eles resolvem se reunir no laboratório de um deles e construir uma nave, cada vez mais chegando perto de ir aonde tanto desejam.

A dinâmica dos rádios walkie-talkie entre os meninos é uma referência direta do filme, assim como toda a interação entre Mike, Dustin e Lucas.

20. Comando Para Matar (1985)

O filme de Arnold Schwarzenegger é sobre um coronel aposentado que tem sua filha sequestrada por um ex-ditador latino americano que deseja recuperar o poder e o suborna para matar o atual presidente de seu país. O militar não aceita, e corre atrás do resgate de sua filha, tendo a ajuda apenas de uma aeromoça.

A cena em que Lucas se equipa para caçar o portal sozinho é uma referência direta a uma cena onde o personagem de Schwarzenegger se equipa para a batalha.

21. X-Men (quadrinhos)

Os “mutantes” são seres-humanos que nasceram com o gene X e desenvolvem poderes especiais durante a puberdade. Enquanto vários lutam para encontrar seu lugar no mundo, todos podem ser acolhidos pelo professor Charles Xavier, um poderoso telepata, em sua escola para pessoas com dons diferentes.

Referências diretas aos quadrinhos permeiam a série: logo no início Dustin deve uma edição de X-Men a Will (a primeira aparição da Fênix Negra; os poderes de Onze e Jean Grey são comparados vez ou outra, quando os meninos se perguntam se ela nasceu com seus poderes como um mutante ou se adquiriu posteriormente como o Lanterna Verde da DC (uma outra mini-referência aqui); numa terceira cena a definição de mutantes e esquisitos em uma das cenas é explicada pelos meninos.

22. Quarteto Fantastico (quadrinhos)

Reed Richards, Sue e Johnny Storm e Ben Grimm são quatro pessoas que sofrem um acidente especial e voltam com superpoderes – Reed se tornou o Sr. Fantástico, capaz de alterar o corpo como borracha, Sue virou a Mulher Invisível e pode fazer escudos, Johnny o Tocha Humana, capaz de incinerar o próprio corpo e voar, e Ben se tornou O Coisa, com o corpo completamente formado de pedra.

A cena de Dustin no primeiro episódio fazendo um movimento estranho com o braço é apontado pelos meninos como parecido com o Sr. Fantástico.

23. Akira (1988)

2019, Neo Tokyo. Kaneda e Tetsuo são dois amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Num certo dia os dois encontram Takashi, uma criança com poderes fugindo de um hospital que a mantinha cativa para experimentos. Tetsuo é ferido no encontro e socorrido por forças governamentais, e começa a desenvolver poderes que lembram o do lendário Akira, que causou a destruição da antiga Tokyo.

As cenas de Onze em roupas de hospital no complexo da Hawkins e fugindo deles podem ser ligados ao filme de animação japonês, além de seus poderes telecinéticos.

24. Tubarão (1975)

As frequentes ocorrências de ataque de um tubarão branco na praia da pequena cidade de Amity faz com que um xerife, um ictiologista e um pescador se unam para lutar contra a ameaça.

Mais um clássico referenciado de Steven Spielberg, a cena da gota de sangue de Barbara na piscina relaciona a forma como o monstro de ST e o tubarão se atraem por suas vítimas. Da mesma forma, o xerife Hopper também é um policial da cidade grande que se muda para uma pequena, e ele registra numa cena relâmpago uma ocorrência de ataque de tubarão logo no começo da série. Will também têm um pôster do filme no quarto.

25. Sob a Pele (2013)

Um alienigena (Scarlett Johansson) chega ao planeta Terra e começa a vagar em busca de presas – humanos. Sua arma principal é a sexualidade e a capacidade de assumir uma forma humana. O inesperado acontece quando ela percebe aos poucos que existe um pouco de humanidade em si mesma.

A mente de Onze quando está sensorialmente isolada e em contato com o outro plano lembra e muito o visual das cenas de Johansson trazerndo suas vítimas para dentro de sua van, num plano escuro com os reflexos da água no solo. Outro filme da atriz pode ser lembrado: Lucy, e a jornada de Onze sobre aumentar suas capacidades psíquicas.

26. Viagens Alucinantes (1980) / Minority Report (2002)

No primeiro, um cientista faz experimentos em si mesmo, sob influência de psicotrópicos pesados, para alcançar pedaços inexplorados de sua mente. O processo vai o transformando lentamente em um monstro.

Já o segundo é um ficção científica com Tom Cruise como um policial da Minority Report, que prevê crimes antes que aconteçam. Quando ele se vê envolvido numa armadilha envolvendo corrupção e um crime futuro, ele sequestra uma pre-cog (uma das três pessoas que conseguem prever o futuro) para provar sua inocência.

A privação sensorial com água num tanque é um recurso usado por ambos os filmes e aproveitado em Stranger Things. Além disso, Onze lembra a pre-cog Agatha de Minority Report, que também possui poderes e cabelo curto.

27. Cosmos (1980)

A série Cosmos, de Carl Sagan, desvendava teorias sobre a vida no universo e o lugar do ser humano nisso tudo. A série teve apenas uma temporada, mas é considerada um clássico cult pela profundidade dos temas científicos abordados e pelo carisma de seu apresentador.

Há uma referência à série quando os garotos conversam com seu professor no funeral de Will sobre a possibilidade de viajar ao outro plano.

28. Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966)

Certa noite um fotógrafo captura uma estranha imagem num parque que pode indicar um assassinato. O filme se desenvolve na procura do fotógrafo pelos fatos, mas pode ser pior do que ele imagina.

Jonathan na cena em que espia a festa na casa de Steve e tira fotos do ocorrido é uma referência clara, assim como o plot dele e Nancy procurando saber a relação da foto com o monstro e o sumiço de Barb.

29. Halloween- A Noite do Terror (1978)

Mike Myers foi preso durante 15 anos em um manicômio pelo assassinato da sua própria irmã. Ele consegue fugir da instituição e volta à cidade natal, que ainda tem medo de seus crimes, para atacar durante a fatídica noite de Halloween.

O clássico do slasher movie também é lembrado em ST: enquanto se perguntam de onde Onze pode ter vindo, Dustin sugere que ela pode ter escapado de um hospital psiquiátrico – assim como o vilão Mike Myers.

30. Predador (1987)

Uma equipe de resgate à um ministro e funcionários perdidos liderado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) não imagina que na verdade estão entrando na zona de caça de um ser alienigena perigoso, bem armado e cuja atividade principal é rastrear e matar suas vítimas.

Outro filme com Schwarzenegger na lista, o som que o Predador produz ao encontrar suas presas é bem similar ao que a criatura faz antes de atacar em Stranger Things, além do formato que sua boca se abre.

31. Dublê de Corpo (1984)

Um ator em declínio se muda para a casa de um amigo enquanto procura um lugar para ficar. Durante sua estadia, ele presencia acontecimentos estranhos com sua vizinha, e começa a se preocupar com o que pode estar acontecendo.

O filme de Brian De Palma é por si só influenciado por Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, que tem uma temática semelhante. Em Stranger Things, quando Jonathan tira fotos da janela do quarto de Steve com Nancy prestes ter sua primeira vez com o garoto, a montagem da cena lembra a do pôster e história de Dublê de Corpo.

32. O Último Guerreiro das Estrelas (1984)

Um garoto vence a pontuação máxima do jogo “Starfighter” e descobre que isso é uma forma de recrutar pessoas para uma batalha espacial de proteção à Terra do ataque de inimigos alienígenas.

Não existem tantas referências na série a esse filme quanto temos em O Jogo do Exterminador, por exemplo. Mas ambos usam da idéia de que seu conhecimento de jogos, videogames e histórias do gênero podem te ajudar a superar dificuldades, assim como os garotos de Stranger Things usam do que sabem sobre Dungeons and Dragons e Senhor dos Anéis para desvendar o mundo alternativo e o desaparecimento do amigo.

33. Jogos Fatais (1986)

Um cientista de um laboratório especializado em armas nucleares se muda para Ithaca pelo surgimento de um novo local de produção. Ao se mudar, ele conhece uma mãe solteira e se aproxima dela e de seu filho. Ao levar o garoto para conhecer seu trabalho, o pequeno descobre que o laboratório não é exatamente o que parece ser, e isso o coloca em perigo.

O segredo em volta do laboratório é um fator determinante da história de Jogos Fatais e é replicado aqui nas indústrias Hawkins. Nos dois casos a população da cidade pequena que abriga os centros de pesquisa não têm acesso ao que é de fato feito por lá.

34. Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983)

O diretor de uma emissora de TV se depara com uma filmagem snuff (contendo assassinatos reais e macabros) que descobre vir de território americano. Logo ele também descobre que esta transmissão é o Videodrome, e que é muito mais do que um show de televisão – pode ameaçar sua sanidade metal ou até mesmo sua vida.

Não há muito o que ligar aqui com Stranger Things além do contato entre os dois planos de realidade e a influência dos meios de comunicação nisso. Mas um efeito parecido com o que acontece nas televisões em Videodrome ocorre quando o monstro tenta atravessar as paredes e entrar no mundo real na série.

35. Alice no País das Maravilhas (1865)

O conto de Lewis Carroll fala sobre a pequena menina Alice encontra um coelho vestido socialmente e inquieto, olhando sem parar para um relógio. Ao seguí-lo por um buraco, ela encontra o País das Maravilhas, e lá vive várias aventuras.

Não poderiam faltar algumas referências ao País das Maravilhas. O portal que Nancy encontra na floresta para o outro mundo é um buraco no pé de uma árvore.E quando Hopper e Joyce partem em busca de informações sobre o caso da criança desaparecida há anos atrás, no quarto da mãe de Onze, é possível encontrar um desenho do coelho com o relógio na mão numa parede ao fundo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page